terça-feira, 28 de agosto de 2012

atividade 1.5

atividade 1.4

atividade 2.2

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes], que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.


Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.


Os hipertextos, seja online ou offline são informações textuais combinadas com imagens, sons, organizadas de forma a promover uma leitura (ou navegação) não-linear, baseada em indexações e associações de idéias e conceitos, sob a forma de links. Os links funcionam como portas virtuais que abrem caminhos para outras informações. O hipertexto é uma obra com várias entradas, onde o leitor/navegador escolhe seu percurso pelos links. Lemos (2002, pag. 130 apud Aquino, online)

atividade1.6

A webquest é uma metodologia de pesquisa que se usa muito na área da tecnologia, o qual proporciona aos professores um planejamento das aulas com mais autenticidade, levando oa alunos a navegar e explorar os diversos temas sobre determinado conteúdo e aprendendo mais. Com isso o aluno também constroi seu conhecimento, interage com os outros de forma criativa e motivante. Hoje não pdemos fugir da era da tecnologia, pois vivemos isso no dia a dia e devemos saber utiliza-la para termos um melhor aproveitamento.

atividade1.3

O processo da aprendizagem deve ser contínuo. Devemos estar atentos e com ânsia de aprender cada vez mais, utilizando a tecnologia que hoje nos rodeia. Nossa formação, como educadores não pode mais ser centralizada somente no âmbito da escola e sim no nosso dia a dia, no cotidiano, é um processo ao longo da vida. Hoje percebe-se que os professores estão cada vez mais preocupados com a sua formação buscando cada vez mais aprender sobre as tecnologias que hoje chegam nas escolas. As escolas estão recheadas de equipamentos, devemos estar preparados para utilizar de maneira correta e planejar uma boa aula, percebe-se que os professores estão entusiasmados em utilizar essas tenologias.





atividade1.2

Hoje ser professor não é para qualquer um, é uma profissão que exige muita perseverança. A profissão docente, é de grande complexidade, não basta só o saber mas saber utilizar as novas tecnologias inseridas na educação. A questão educação é complexa, pois os pais e a sociedade confundem educação comportamental com a educação cientifica e tudo é cobrado na escola, e está cada vez mais dificil de ensinar sem disciplina. Hoje ser professor é estar continuamente, em busca de aperfeiçoamento tecnológico para atrair a atenção do aluno, despertar-lhe interesse no conteúdo, ser professor é muito gratificante e cansativo. Somos humanos e muitas vezes fraquejamos, porem o desafio é levantar a cabeça e seguir em frente buscando sempre aprimorar nosso trabalho.

atividade 1.1


Nossa sociedade passa por momentos difíceis na educação, pois há muitas pessoas com dificuldades para aprender aquilo que a sociedade exige delas, o que hoje se chama de fracasso escolar. Ao mesmo tempo em que esse fracasso escolar cresce, há muitas instituições preocupadas em ocupar o espaço de ócio de muitos trabalhadores a se dedicarem a estudar em seus horários vagos, organizando-se uma aprendizagem informal.
Existem muitas pessoas aprendendo muitas coisas ao mesmo tempo, e podemos dizer que todos estão preocupados com a sociedade de hoje, uma sociedade de exigência social, uma suposta sociedade do conhecimento, pois não se exige que mais pessoas aprendam cada vez mais coisas, mas, porém que se aprenda de maneiras diferentes.
A informatização do conhecimento tornou-se mais acessíveis todos os saberes e menos seletivos a produção e o acesso ao conhecimento. Atualmente, qualquer pessoa com prévio conhecimento em informática pode criar sua página web, seu blog e compartilhar seus conhecimentos. Mas antes de tudo devemos fazer uma leitura crítica de tudo que estamos navegando para não se determos somente nas complexidades que hoje a sociedade nos põe.
Segundo (Pozo e Postigo, 2000) sabemos que a escola, em nossa sociedade não é a primeira fonte de conhecimento para os alunos e muito menos a principal. Pois temos o dever de formar os alunos a terem acesso e darem sentido à informação, proporcionando-lhes capacidades de aprendizagem que permitam assimilação crítica da informação. Porém, podemos formar futuros cidadãos para que sejam aprendizes mais flexíveis, eficazes e autônomos, que sejam capazes de enfrentar novas e imprevisíveis demandas de aprendizagem.