terça-feira, 28 de agosto de 2012

atividade 1.1


Nossa sociedade passa por momentos difíceis na educação, pois há muitas pessoas com dificuldades para aprender aquilo que a sociedade exige delas, o que hoje se chama de fracasso escolar. Ao mesmo tempo em que esse fracasso escolar cresce, há muitas instituições preocupadas em ocupar o espaço de ócio de muitos trabalhadores a se dedicarem a estudar em seus horários vagos, organizando-se uma aprendizagem informal.
Existem muitas pessoas aprendendo muitas coisas ao mesmo tempo, e podemos dizer que todos estão preocupados com a sociedade de hoje, uma sociedade de exigência social, uma suposta sociedade do conhecimento, pois não se exige que mais pessoas aprendam cada vez mais coisas, mas, porém que se aprenda de maneiras diferentes.
A informatização do conhecimento tornou-se mais acessíveis todos os saberes e menos seletivos a produção e o acesso ao conhecimento. Atualmente, qualquer pessoa com prévio conhecimento em informática pode criar sua página web, seu blog e compartilhar seus conhecimentos. Mas antes de tudo devemos fazer uma leitura crítica de tudo que estamos navegando para não se determos somente nas complexidades que hoje a sociedade nos põe.
Segundo (Pozo e Postigo, 2000) sabemos que a escola, em nossa sociedade não é a primeira fonte de conhecimento para os alunos e muito menos a principal. Pois temos o dever de formar os alunos a terem acesso e darem sentido à informação, proporcionando-lhes capacidades de aprendizagem que permitam assimilação crítica da informação. Porém, podemos formar futuros cidadãos para que sejam aprendizes mais flexíveis, eficazes e autônomos, que sejam capazes de enfrentar novas e imprevisíveis demandas de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário