USANDO COMO BASE O TEXTO "MÍDIA- EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: MAPEAMENTO DOS TRABALHOS REALIZADOS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE FLORIANÓPOLIS" DE SILVIO DA COSTA PEREIRA, PUDE OBSERVAR QUE HOJE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO MUDARAM NOSSAS VIDAS, E POR ISSO CADA VEZ MAIS PESSOAS TÊM PASSADO A SE PREOCUPAR EM MUDAR A VIDA DAS MÍDIAS. NA ESCOLA ONDE TRABALHO OS ALUNOS TEM ACESSO QUINZENAL À INFORMÁTICA, POIS NÃO HÁ COMPUTADORES PARA TODA A TURMA, ENTÃO OS ALUNOS SE REVESAM UNS NA BIBLIOTECA E OUTROS NA INFORMÁTICA.
NA ESCOLA TAMBÉM FOI MUITO UTILIZADO O USO DO MICROFONE, ONDE OS ALUNOS OUVIAM SUA PRÓPRIA VOZ, E ASSIM ORIENTADOS PARA MELHORAR SUA LEITURA, DICÇÃO E PERDER A VERGONHA DE FALAR.
O USO DA INTERNET É MUITO USADO PARA PESQUISAS E BUSCA DE ATIVIDADES DIFERENCIADAS PARA TODOS OS ALUNOS E CONHECIMENTO PARA O PRÓPRIO PROFESSOR.
segunda-feira, 12 de novembro de 2012
terça-feira, 6 de novembro de 2012
terça-feira, 30 de outubro de 2012
ATIVIDADE 3.1 b.
ATIVIDADE 3.1 b. AS metodologias devem ser adequadas dentro de cada disciplina. Procuramos usar estratégias que chamem a atenção dos alunos para o aprendizado, envolvendo-os de tal forma que consiga despertar o interesse para determinados conteúdos. Faz-se necessário dar espaço para que o educando expresse seu conhecimento e sua pesquisa, interagindo com os demais colegas o seu conhecimento. As tecnologias agem como elemento transformador da estratégia de educação, pois, as crianças já nascem imersas numa cultura em que as inovações tecnológicas são uma presença quase que naturalizada na sociedade e a escola não pode estar alienada a isso. A inserção das tecnologias no ensino contribui e facilita a aprendizagem, tornando inovadora as atividades propostas, por isso, sempre que possível, utilizamos os recursos tecnológicos disponíveis na escola a fim de que a educação caminhe em busca de uma pedagogia interessante e mais de acordo com a realidade do aluno.
ATIVIDADE 3.1 A
Ativ. 3.1- A aprendizagem é um processo contínuo, o professor tem que entender que ele é o mediador e o conhecedor do conteúdo científico. O professor deve propor ao aluno atividades de livre expressão, onde ele possa argumentar, opinar, usando sempre o diálogo como uma ferramenta importantíssima, pois é através dele que sabemos se o aluno está aprendendo ou não, se conseguiu internalizar o conhecimento transmitido pelo professor. As atividades devem ser lúdicas com questionamentos, trabalhos em grupos, usar a tecnologia como ferramenta de pesquisa e interação entre os alunos/professores. As tecnologias hoje usadas são de suma importância, pois contribuem muito com o trabalho desenvolvido pelo professor, sendo prazeroso para todos. Os alunos demonstram mais interesse pelo assunto abordado, procurando saber mais sobre o mesmo.
terça-feira, 9 de outubro de 2012
Atividade 2.7
A aula foi aplicada na turma do 3º ano. Esta demonstrou bastante interesse sobre o conhecimento dos alimentos e suas proteínas, vitaminas, carboidratos, etc, que cada um apresenta. O papel de cada um no organismo humano e, também as consequências gerada pela falta deles. Os alunos assistiram os videos e ficaram impressionados com os problemas que a obesidade causa nas pessoas. Realizaram as tarefa com entusiasmo interagindo nas discussões sobre suas preferencias por determinados alimentos e entendendo da necessidade de mudanças de certos hábitos alimentares. Os cartazes foram feitos em grupos, onde os alunos buscaram e colaram figuras sobre o tema em questão e escreveram frases com o objetivo de alertar sobre os efeitos da má alimentação.
terça-feira, 11 de setembro de 2012
atividade 2.4
Inês Daneluz de Souza Sep 11 2012 02:44:44:000PM
atividade 2.3 Hipertexto é a forma de representar o pensamento e disseminar na internet. Numa mesma página é possível agregar vários tipos de informação: texto, vídeo, animação, imagens, som. Tudo num mesmo texto, porém com várias janelas que podemos abrir acessando os links de acordo com o nosso interesse sem seguir um encadeamento linear e único.
concordo com você professora, é uma forma de representar o pensamento e navegar na internet, sem sair da página, agregando vários tipos de informação.
atividade 2.3
atividade 2.3: Hipertexto é o termo que se caracteriza por ser acrescentado no interior de um texto links,ou hiperlinks, que na verdade são palavras destacadas, contribuindo para um melhor entendimento do texto. Também é uma ferramenta que facilita a navegação na internet, onde o individuo consegue ter acesso a várias informações através desses links que estão destacados nos textos. Ampliando assim o conhecimento e participando ativamente do conteúdo abordado.
terça-feira, 28 de agosto de 2012
atividade 2.2
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes], que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
Os hipertextos, seja online ou offline são informações textuais combinadas com imagens, sons, organizadas de forma a promover uma leitura (ou navegação) não-linear, baseada em indexações e associações de idéias e conceitos, sob a forma de links. Os links funcionam como portas virtuais que abrem caminhos para outras informações. O hipertexto é uma obra com várias entradas, onde o leitor/navegador escolhe seu percurso pelos links. Lemos (2002, pag. 130 apud Aquino, online)
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
Os hipertextos, seja online ou offline são informações textuais combinadas com imagens, sons, organizadas de forma a promover uma leitura (ou navegação) não-linear, baseada em indexações e associações de idéias e conceitos, sob a forma de links. Os links funcionam como portas virtuais que abrem caminhos para outras informações. O hipertexto é uma obra com várias entradas, onde o leitor/navegador escolhe seu percurso pelos links. Lemos (2002, pag. 130 apud Aquino, online)
atividade1.6
A webquest é uma metodologia de pesquisa que se usa muito na área da tecnologia, o qual proporciona aos professores um planejamento das aulas com mais autenticidade, levando oa alunos a navegar e explorar os diversos temas sobre determinado conteúdo e aprendendo mais. Com isso o aluno também constroi seu conhecimento, interage com os outros de forma criativa e motivante. Hoje não pdemos fugir da era da tecnologia, pois vivemos isso no dia a dia e devemos saber utiliza-la para termos um melhor aproveitamento.
atividade1.3
O processo da aprendizagem deve ser contínuo. Devemos estar atentos e com ânsia de aprender cada vez mais, utilizando a tecnologia que hoje nos rodeia. Nossa formação, como educadores não pode mais ser centralizada somente no âmbito da escola e sim no nosso dia a dia, no cotidiano, é um processo ao longo da vida. Hoje percebe-se que os professores estão cada vez mais preocupados com a sua formação buscando cada vez mais aprender sobre as tecnologias que hoje chegam nas escolas. As escolas estão recheadas de equipamentos, devemos estar preparados para utilizar de maneira correta e planejar uma boa aula, percebe-se que os professores estão entusiasmados em utilizar essas tenologias.
atividade1.2
Hoje ser professor não é para qualquer um, é uma profissão que exige muita perseverança. A profissão docente, é de grande complexidade, não basta só o saber mas saber utilizar as novas tecnologias inseridas na educação. A questão educação é complexa, pois os pais e a sociedade confundem educação comportamental com a educação cientifica e tudo é cobrado na escola, e está cada vez mais dificil de ensinar sem disciplina. Hoje ser professor é estar continuamente, em busca de aperfeiçoamento tecnológico para atrair a atenção do aluno, despertar-lhe interesse no conteúdo, ser professor é muito gratificante e cansativo. Somos humanos e muitas vezes fraquejamos, porem o desafio é levantar a cabeça e seguir em frente buscando sempre aprimorar nosso trabalho.
atividade 1.1
Nossa sociedade passa por
momentos difíceis na educação, pois há muitas pessoas com
dificuldades para aprender aquilo que a sociedade exige delas, o que
hoje se chama de fracasso escolar. Ao mesmo tempo em que esse
fracasso escolar cresce, há muitas instituições preocupadas em
ocupar o espaço de ócio de muitos trabalhadores a se dedicarem a
estudar em seus horários vagos, organizando-se uma aprendizagem
informal.
Existem muitas pessoas
aprendendo muitas coisas ao mesmo tempo, e podemos dizer que todos
estão preocupados com a sociedade de hoje, uma sociedade de
exigência social, uma suposta sociedade do conhecimento, pois não
se exige que mais pessoas aprendam cada vez mais coisas, mas, porém
que se aprenda de maneiras diferentes.
A informatização do
conhecimento tornou-se mais acessíveis todos os saberes e menos
seletivos a produção e o acesso ao conhecimento. Atualmente,
qualquer pessoa com prévio conhecimento em informática pode criar
sua página web, seu blog e compartilhar seus conhecimentos. Mas
antes de tudo devemos fazer uma leitura crítica de tudo que estamos
navegando para não se determos somente nas complexidades que hoje a
sociedade nos põe.
Segundo (Pozo e Postigo, 2000)
sabemos que a escola, em nossa sociedade não é a primeira fonte
de conhecimento para os alunos e muito menos a principal. Pois temos
o dever de formar os alunos a terem acesso e darem sentido à
informação, proporcionando-lhes capacidades de aprendizagem que
permitam assimilação crítica da informação. Porém, podemos
formar futuros cidadãos para que sejam aprendizes mais flexíveis,
eficazes e autônomos, que sejam capazes de enfrentar novas e
imprevisíveis demandas de aprendizagem.
Assinar:
Postagens (Atom)